Santa Bárbara do Tugúrio, MG

Santa_Bárbara_do_Tugúrio_-_MG.jpg

Quadrangular em Stª Bárbara do Tugúrio, MG

WASHINGTON ODENYR CAROLINA - PAIVA.jpg

A Igreja do Evangelho Quadrangular de Santa Bárbara do Tugúrio está vinculada a sede regional de Santos Dumont, MG. O líder da IEQ nesta cidade é o Pastor Wahinton Carolina juntamente com sua esposa a Pra. Miriam tem levado a palavra de Deus a varios corações nesta cidade mineira.

Histórico 

Os primitivos habitantes foram os índios Purís, oriundos da nação Tupí, que com os Coroados, os Carijós e muitos outros, formavam as tribos chamadas humildes, que se refugiaram no interior, quando rechaçadas pelas tribos mais fortes, que eram os Goitacazes e Tamaios, que por sua vez, também se viram obrigados a abandonar o litoral, já¡ sendo conquistado pelos colonos, e posteriormente ocupado por portugueses, que aqui também chegaram afim de explorar a agricultura e a criação de bovinos. 
Em meados do século XVIII, o Sr. Fernando José de Almeida e Souza e sua esposa Bárbara Marcelina de Paula Correia, vindos de São João del Rei, fixaram residência em Barbacena e, o Senhor Fernando, tendo comprado terras aqui, construiu uma fazenda, que denominou Tugúrio. Em torno da fazenda foi surgindo um povoado, e o proprietário sendo católico, pensou em construir uma capela. Tendo encontrado apoio dos fazendeiros vizinhos, e conseguido a devida autorização das autoridades eclesiásticas, ergueu em sua própria terra uma capelinha com o nome de Santa Bárbara, capela esta que foi filial da Borda do Campo, sendo benta em 06-09-1764. Tornou-se curato por provisão de 13-11-1866. 


Gentílico: tuguriense