coronel xavier chaves, mg

Quadrangular em C. Xavier Chaves, Mg

A Igreja do Evangelho Quadrangular de Coronel Xavier Chaves está vinculada a sede regional de Santos Dumont, MG é Liderada pelo casal de Pastores Pedro Fernandes e Pra. Carmem Fernandes que juntos tem levado o evangelho a muitos corações da cidade.

Local-SEO.jpg

R. João XXIII, 304 – B. Srª de Fátima

CEl. Xavier Chaves  / CEP 36.330-000

município

Coronel Xavier Chaves é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2010 era de 3.301 habitantes. 

HISTÓRIA DA CIDADE

Já em 1700 se tinha notícias de moradores na região, os primeiros foram os da família de João Gonçalves de Faria Góes e Lara. Seus filhos e netos fixam moradia nas fazendas próximas: Dois Córregos, Roça Grande e Retiro.

Vindo do Rio de Janeiro, o Major Matheus Mendonça se casa na família já existente e se estabelece no “Retiro”.

Da fazenda do Jacaré município vizinho de Lagoa Dourada, vem o Coronel Francisco Rodrigues Xavier Chaves que se casa na família Mendonça e herda a Fazenda do Mosquito. Sua esposa era Joana de Mendonça Chaves e o Coronel Xavier Chaves era bisneto de Antônia Rita de Jesus Xavier, irmã caçula de Tiradentes.

Deve se registrar que a Fazenda do Pombal onde nasceu Tiradentes, embora pertencendo ao município vizinho de Ritápolis, dista apenas 08 Km da sede do município de Coronel Xavier chaves.

A Fazenda do Mosquito foi dividida entre os filhos do Coronel Xavier Chaves e nos lotes foram construídas casas para os familiares. Homem, de certa cultura, homeopata, o próprio Coronel fez um traçado urbanístico onde foram construídas 20(vinte) moradias, para familiares, padres e outros. Mandou construir na chamada Rua de Cima, moradias para os trabalhadores em suas propriedades.

O traçado atual da cidade se expandiu tendo o traçado original como referência. Pode se concluir que a cidade nasceu planejada.

Não se conhece a data exata destes acontecimentos, mas presume-se que seja a última década do século XIX. As casas mandadas construir pelo Coronel foram todas de sua propriedade até 1912.

Distrito de Tiradentes, passa a se chamar São Francisco Xavier em 1912. Deve se registrar que em 1943 um abaixo assinado pede a mudança do nome de São Francisco Xavier para “Canoas”, nome de uma fazenda vizinha, mas por mal entendido por ter sido grafado em letra tosca, o edital traz o nome de “Coroas”, como é chamada a cidade até hoje em toda a região.

Com a emancipação pela Lei 2764 de 30/12/1962, o município passa a se chamar Coronel Xavier Chaves.

Dista 190 Km de Belo Horizonte e 15 Km de São João Del Rei, na zona das Vertentes. Região de intensa tradição cultural, especialmente música, o município conta com banda de música, artesãos vários e pintores cujos trabalhos são comercializados nos grandes centros. Integrante do recém criado roteiro turístico da Estrada Real ( Circuito Trilha dos Inconfidentes), o município espera desenvolver atividades turísticas mais consistentes.

SOBRE NÓS

A Quadrangular de Santos Dumont, MG é administrada pelo Rev. Carlos F. Soares, pastor que vem Liderando a Igreja do Evangelho Quadrangular com muita dedicação, organização, seriedade e acima de tudo levando a mensagem da salvação através do Senhor Jesus Cristo.

(32) 3251-3720

End: Rua Otávio Soares, 52 Bairro São Sebastião,

Santos Dumont, MG

CEP; 36240-00

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon

© Igreja do Evangelho Quadrangular - Ministério Rev. Carlos F. Soares